Tratamentos: Serviços

LISTA DE TRATAMENTOS

Abaixo poderá ver todos os tratamentos que oferecemos na Neodente.

CHECK-UP DENTÁRIO

O check-up dentário tem um papel preponderante para identificar qualquer alteração da cavidade oral. É nesta primeira etapa que o médico dentista identifica e aconselha os tratamentos que serão necessários. A limpeza periódica, aconselhável de 6 em 6 meses é muito importante para a remoção do tártaro visando manter a integridade de todos os tecidos (dentes e gengivas). Durante este procedimento, teremos a oportunidade de demonstrar uma técnica de escovação adequada bem como o uso correto do fio dentário e/ou outros acessórios para o efeito.

COROAS E FACETAS CERÂMICAS

As facetas dentárias ou lentes de contacto dental consistem num fino revestimento de material estético de elevada resistência desenhado e personalizado para cada pessoa.

Nesse procedimento é possível alterar completamente o sorriso de uma forma bastante rápida. Conseguimos mudar a cor, a forma, a orientação, o tamanho e o comprimento dos dentes.

Existem muitas alternativas de materiais estéticos à serem utilizados na confecção de facetas.

ENDODÔNCIA (TRATAMENTO DE CANAL)

A endodontia, também é conhecida como  desvitalização ou tratamento de canal de um dente. Realiza-se através da remoção da polpa ou restos de material de obturação de tratamentos endodônticos anteriores. O local onde existia o nervo (câmara pulpar) e o sistema de canais radiculares presente nas raízes são devidamente desinfetados de forma a eliminar todas as bactérias. Em seguida, os canais são preenchidos com um material semi-sólido e hermeticamente selados com o cimento apropriado. Posteriormente, o dente é restaurado de acordo com o seu grau de destruição de modo a readquirir a aparência natural.

IMPLANTES

O implante dentário visa substituir um ou mais elementos perdidos. Pode ser um procedimento simples ou complexo, dependendo da quantidade de implantes à serem instalados. O tratamento é feito sob anestesia local e separado em três fases: enraizamento, dentes provisórios e dentes permanentes. O dentista irá finalizar o tratamento, substituindo o dente provisório por um trabalho permanente que pode variar de acordo com o caso, indo desde próteses unitárias, como também reabilitaçãoes extensas tipo All on 4 ou sobredentadura.

APARELHOS ORTODÔNTICOS

O tratamento ortodôntico tem por objectivo harmonizar o sorriso e equilibrar o encaixe correto dos dentes mantendo uma oclusão dentária funcional. O tratamento em crianças e adolescentes ainda em fase de crescimento permite a otimização mais rápida dos resultados finais. No entanto, a idade nunca é um obstáculo para esse tipo de tratamento. Num adulto as condicionantes ósseas e dentárias também permitem movimentações dentárias só que de forma mais lenta e gradativa não interferindo no resultado final que esperamos alcançar.

BRANQUEAMENTO

O branqueamento dentário é um tratamento estético que permite ao paciente obter um sorriso mais branco de forma rápida, sem danificar a estructura mineral dos dentes e sem necessidade de qualquer outra intervenção maior.

Existem 2 formas de ser feito (em casa ou na Clínica sob luz Led). Seja qual for a sua opção, o resultado estético será rigorosamente o mesmo.

CIRURGIA ORAL

Esta especialidade é responsável por todos os actos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral, nomeadamente dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes sem suporte ósseo, dentes com infecção nas raízes e dentes inclusos. A remoção do dente do siso é o procedimento mais procurado dentro desta área, pois são os dentes que mais frequentemente se encontram inclusos ou mal posicionados na arcada dentária.

ODONTOPEDIATRIA (CRIANÇAS E GRÁVIDAS)

Tem como objectivo preservar a dentição de leite, que é importante para o desenvolvimento ósseo

da face.

A primeira consulta deve ser realizada quando os primeiros "dentes de leite” nascem, ou no máximo quando a criança complete o primeiro ano de vida. A criança deve visitar o dentista de 6 em 6 meses, no entanto se existir um risco de cárie elevado esta periodicidade pode ser reduzida.

No caso das grávidas, estas podem e devem realizar qualquer tratamento dentário, mesmo que necessite de anestesia (sem adrenalina) e evitando também qualquer tipo de radiografia.

PERIODONTIA

A periodontia é a área que estuda e trata as doenças dos tecidos que protegem (gengiva) e suportam os dentes (osso). O periodonto tem como função a inserção do dente na arcada. As alterações patológicas do periodonto são chamadas de doenças periodontais. Dividem-se em gengivite e periodontite. Na gengivite há uma inflamação superficial da gengiva e que é facilmente tratável.  A gengivite não controlda ou tratada pode aprofundar-se e comprometer os tecidos que seguram os dentes como o osso e ligamentos. Quando isso acontece, passa  a ser classificada como periodontite pois há uma destruição das estruturas de suporte do dente, como desintegração do osso, retracção da gengiva e a consequente mobilidade dos dentes. Se essa mobilidade for num grau brando ainda podemos tratar e recuperar a reinserção do dente, pois do contrário, a perda é inevitável. Factores como deficiência na higienização oral, dieta e de hábitos tais como o tabagismo são um alto risco para a doença . Pacientes com diabetes, devem ser monitorados com frequência devido a sua maior susceptibilidade à doença periodontal.

DENTISTERIA

Essa é a área que vai tratar a cárie dentária que  é uma

infecção crónica que mais afeta os seres humanos. Sendo responsável pela destruição do tecido duro dos dentes, quando não tratadas podem variar muito no grau de comprometimento das estruturas dentais e eventualmente levando até a perda do dente.

Hoje em dia, mesmo que exista uma grande destruição do elemento dentário, temos técnicas e materiais bastante fiáveis e adequadas para reconstruir as partes perdidas, sem perder a qualidade estética e/ou resistência do remanescente dentário.

Se tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contacto conosco. Caso tenha interesse em algum tratamento, marque uma consulta.